Pages

terça-feira, 1 de março de 2011

Resenha - Dead Space




Olá pessoal!

Então meus caros, nessa minha nova onda de estagiário assalariado (mesmo que com atrasos e tudo o mais) sobrou um tempo para, além de estudar como se não houvesse amanhã e me esforçar para escrever um projeto semanal e outros três projetos de longo prazo, jogar um novo game.

Na verdade, acho que jogar games é a minha forma de dar uma relaxada e manter a sanidade, rs.

Logo, estava eu, após finalizar inFamous, um tanto quanto órfão, aguardando ansiosamente os lançamentos de 2011, quando finalmente o encontrei, depois de tanta espera!

Dead Space 2!!!



Comprei logo, fiquei maluco, instalei no PC e delirei logo nos primeiros minutos de jogo. Eu curto tanto essa franquia que resolvi resenhar aqui, como fiz com inFamous, e recomendar pra galera!

O primeiro Dead Space foi lançado em 2008, pela EA. A empresa não era amplamente conhecida por games no estilo survival horror, então de início muitas pessoas não levaram fé no jogo.



De cara, uma característica bastante inovadora: a falta de hud's na tela. Não havia a famosa barra de energia no canto inferior esquerdo ou o contador de munição no canto superior direito. Todos as informações necessárias estavam integradas ao jogo, como parte do cenário e da história em si. No traje do protagonista (e de outros personagens também) uma barra luminosa sobre a coluna indica o status de saúde. Quando o protagonista faz mira com sua arma, um pequeno led holográfico se faz presente ao lado da arma para que ele (sim, ele, e não você jogador) saiba quanto lhe resta de munição.



A idéia dos hud's integrados à história e ao cenário dá uma grande veracidade e imersão, além de te dar a sensação, por várias vezes, de estar vendo um filme, e não jogando um jogo.

Outro ponto que achei bastante positivo é a idéia de que o protagonista não é um fuzileiro-naval-forças-especiais-super-treinado-elite e sim um engenheiro. Particularmente eu gosto de jogos no estilo surviving horror, mas em uma das minhas séries favoritas, Resident Evil, os protagonistas são tão bem armados e treinados que eu sempre costumo dizer "é surviving horror para os zumbis".

Outros jogos já exploraram protagonistas não treinados, devo dizer. Silent Hill e o próprio Resident Evil Outbreak exploram esse ponto, mas isso não faz Dead Space ficar para trás.

A história se desenrola quando a nave mineradora de planetas USG Ishimura perde suas comunicações. Uma equipe é enviada para restaurar os sistemas e investigar o ocorrido e, entre eles, está Isaac Clarke, um engenheiro que se voluntariou para a missão ao receber um vídeo de Nicole, sua namorada, que é a médica abordo da Ishimura.

O jogo contém muita ação e suspense, e muitos sustos! Sério, as situações alucinantes e criaturas grotescas abordo fizeram por muitas vezes meus cabelos ficarem em pé!

Não vou dar spoiler sobre a história, afinal, se tivessem me contado tudo, várias situações não teriam sido tão fodásticas.

Entre o lançamento do primeiro e do segundo jogo, ainda foram lançados duas animações: Downfall e Aftermath. O primeiro se passa antes do primeiro jogo, e conta como a nave ficou no estado em que se encontrava quando Isaac chegou. O segundo se passa três anos após o primeiro jogo e algumas semanas antes da continuação. Recomendo para todos, é irado e explica muita coisa sobre a história em si.



Mas vejam os filmes DEPOIS de finalizar os jogos, sim?

E, finalmente, nesse ano abençoado de 2011, saiu Dead Space 2. O jogo já começa mantendo o ritmo alucinante, e as criaturas grotescas estão agora duas vezes piores. Mais velozes, com ataques inovadores e bem mais nojentos. Tem tudo pra ser outro jogo de arrepiar.

Quando abri a caixa, ainda um bônus bem legal. Quando você compra o jogo, dentro vem um encarte com um código. Esse código é para ser colocado em sua conta EA e permite que, quando você for jogar Dragon Age 2 (outro jogo irado que logo, logo estarei falando aqui também) você utilize o código e use uma armadura medieval baseada no traje de Isaac. Achei irado e estou apenas aguardando Dragon Age ansiosamente!



Mais um jogo que ainda não cheguei no final antes de fazer a resenha, por isso vou ficando por aqui. Espero que o final seja tão bom quanto o do primeiro, porque os rumores são de que um terceiro jogo será feito!

Dedos cruzados pra ser verdade!

Um grande abraço e até a próxima batalha.